Como Ensinar o Cachorro Fazer as Necessidades no Lugar Certo em 6 Passos Simples
Por Beth Jeffery
Ensinar o seu cão a fazer as necessidades corretamente é fundamental e pode ser mais fácil do que você pensa.
Aqui estão seis passos simples sobre como ensinar o cachorro fazer as necessidades no lugar certo.
1. Mostre o local correto
A primeira coisa que você precisa fazer quando o seu filhote chegar em casa é levá-lo no local apropriado para fazer suas necessidades. Independentemente da sua situação de vida ou onde gostaria que seu cão fizesse as necessidades, deve levá-lo no local imediatamente. O cão deve estar com a guia de forma que você possa mantê-lo no local apropriado até que faça as necessidades.
Se a ideia é que o cão faça fora de casa, deve deixar clara a diferença entre o que é dentro e o que é fora de casa. Muitas pessoas simplesmente deixam a porta aberta acreditando que o filhote terá acesso fácil para fora de casa. Isto em si só pode criar outro problema, já que o filhote pode não reconhecer a diferença entre as duas áreas. Quando seu filhote está aprendendo a fazer as necessidades na rua é melhor deixar bem claro que existe a área interna de convivência e o lado de fora sendo que são duas coisas completamente diferentes.
2. Recompense comportamento adequado
Cães amam serem elogiados e recompensados por seus donos, e como eles só entendem se algo está “certo ou errado”, é muito importante que você mostre para o seu filhote que está contente com ele quando fizer as necessidades no local correto. Então, tenha certeza de recompensar o seu cão logo que ele terminar de fazer as necessidades no local correto. Você pode fazer isso de forma verbal com um elogio ou usando um petisco. A ideia é que o filhote associe o fato de fazer as necessidades no local correto com algo muito positivo.
3. Associe uma frase
Escolha uma frase como “Faz xixi!”. Esta é uma associação, não um comando, porque você não pode forçar um cão a fazer suas necessidades. O seu objetivo é que eventualmente o seu cão entenda que esta é a sua oportunidade para se aliviar e devem usar este momento para isso. Diferentemente da maior parte dos comandos você pode continuar a repeti-lo para o seu cão até que ele faça as necessidades.
4. Estabeleça uma rotina
Estabeleça alguns horários para levá-lo para o seu “banheiro” frequentemente e seja paciente! Tente alimentar o seu filhote e leva-lo para o local nos mesmos horários todos os dias. Um dos erros mais comuns das pessoas é de dar apenas 5-10 minutos para o cão e então desistem. Caso faça um tempo que seu cãozinho não faz as necessidades, provavelmente precisa fazer, mas está apenas muito distraído para conseguir.
Filhotes precisam ir ao banheiro a cada 1 ou 2 horas (dependendo da raça), bem como 15 minutos depois de comer. Se você não estiver conseguindo num determinado momento, mas mesmo assim acredita que ele precisa fazer naquele momento, não o deixe ficar livre na sua sala. O melhor é ficar com o seu cão preso na guia perto de você e então tentar novamente uns 10 ou 20 minutos depois.
A prevenção é a melhor forma de lidar com potenciais acidentes. Se o seu filhote estiver tendo acidentes durante a noite, tente alimentá-lo mais cedo ou tirar a água depois das 7 PM (a menos que seja uma noite muito quente).
5. Comece com um local pequeno
Confinar o seu filhote a uma área pequena no começo é de longe a forma mais rápida de ensiná-lo. Quando estiver em casa, deixe-o numa sala com você o tempo todo. Quando sair deixo-o num espaço pequeno.
Cães gostam de áreas pequenas e fechadas pois se sentem seguros, além de terem o seu próprio espaço para relaxar. A área precisa ser pequena o suficiente de forma que o seu cão não consiga sair de perto da sujeira se fizer as necessidades no local. Cães não gostam de se sentar na sua própria sujeira, então ficam mais inclinados a “segurar”.
Se a área for muito grande, podem simplesmente se mover de um canto para outro evitando a sujeira. Isto então nega a efetividade. Seu espaço precisa ser apenas grande o suficiente para o seu cão levantar e se virar. Na minha opinião profissional, o crate é a ferramenta mais apropriada para isto, mas se você for contrário a sua utilização, um cercadinho ou sala pequena podem ser usados. Acredito firmemente no conceito de que o filhote deve conquistar a sua liberdade na casa.
Se estiver constantemente se aliviando pela casa onde e quando quiser, você não pode continuar deixando-o andar livremente. Mantenha o seu filhote com você na guia ou confinado no seu espaço.
6. Lide com acidentes
Se você pegar o seu filhote fazendo as necessidades no local errado, diga “Não”, levante-o e coloque-o no local apropriado. Você não deve gritar com o seu cão, mas apenas dizer um “Não” de forma firme. Se você gritar pode assustá-lo e ele pode ficar relutante em fazer suas necessidades.
Se você encontrar um acidente e não tiver visto quando o seu filhote fez, não fale nada para ele. Simplesmente limpe e continue em frente. Os cães vivem no momento. Você não pode trazer o cão de volta para o local do acidente e esperar que eles entendam o que você quer dizer. Aprenda os sinais que mostram que o seu filhote está precisando ir. A maior parte dos cães cheira o chão antes de urinar e giram antes de fazer cocô.
Fique de olho no seu cãozinho e tente estabelecer um padrão no seu comportamento antes de fazerem as necessidades. Se o seu filhote tiver um acidente, use um produto apropriado para remover o cheiro de forma que ele não queira ir no mesmo local novamente. Existe uma variedade grande de produtos enzimáticos para remoção de odores no mercado. Observe bem para que o produto tenha enzimas para quebrar o odor. Vinagre branco também funciona e pode ser usado em pisos duros.
Prevenção é sempre o melhor, e seguidamente pensamos que nossos filhotes entenderam um conceito antes deles realmente terem entendido. Lembre-se, mesmo depois que seu o cão tiver aprendido, eles vão continuar a ter acidentes. Filhotes se distraem facilmente, e às vezes simplesmente esquecem de ir até que é tarde demais. Todo cão pode aprender, é só uma questão de ser consistente, persistente e paciente!
Beth Jeffery é uma adestradora de cães e especialista em comportamento animal baseada em San Diego, Califórnia, Estados Unidos. Trabalhou com cães guia para cegos e cães de assistência para deficientes, além de ter a sua própria firma de treinamento, a “The Top Dog Trainer” por muitos anos. De treinamento de filhotes até agressão, Beth lidou com todas as raças, idades e problemas. Acredita em dar aos donos todas as ferramentas para ajudá-los a construir uma relação forte com o seu cão, que envolve ambos amor e respeito. Beth aparece na foto com o seu Labrador, Dill.
Traduzido do original em How to Train a Dog to Go Potty in 6 Simple Steps.
Referência: