Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Pesquisar este blog

Seguidores

Welcome ao Pequinês Curitibano.

Histórias de uma Matilha Urbana. Participe!

Facebook

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil

Total de visualizações de página

Top Blog

Pequinês Social Club

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Os cachorros têm todos velocidades de crescimento diferentes


Os cachorros têm todos velocidades de crescimento diferentes O crescimento de um cachorro não é linear com o tempo: ou seja, o seu ganho de peso diário evolui com o decorrer do tempo. Assim, o ganho de peso diário aumenta após o nascimento para alcançar um patamar de duração variável, diminuindo depois, à medida que o animal se aproxima da sua maturidade (idade e peso adulto). No plano estritamente matemático, a evolução desta velocidade de crescimento (fala-se em GMD, ou ganho médio diário) corresponde a uma derivada da função sigmóide representada pela curva de crescimento (evolução no peso em função do tempo). O estudo das curvas de referência para as várias raças, mostra que os cachorros de raças pequenas, apresentam uma reduzida velocidade de crescimento atingindo rapidamente a idade adulta. Estes cachorros são já relativamente pesados, quer aquando do nascimento quer no desmame, relativamente ao seu peso adulto. Na realidade, os cachorros de raças pequenas quando nascem estão "mais desenvolvidos" que os de raças médias ou grandes. Os cachorros de raças grandes têm um peso à nascença relativamente baixo e apresentam um extenso período de crescimento. É importante compreender estas diferenças de desenvolvimento e de comportamento biológico, visto que explicam o interesse em adaptar a alimentação do cão não apenas à sua idade mas também ao seu tamanho. As diferenças entre as raças de cães são observáveis desde o nascimento: uma cadela Caniche, por exemplo, dá à luz três cachorros pesando cada um 150 a 200 gramas, enquanto que o peso à nascença de cachorros Terra Nova (oito a dez cachorros) oscila entre 600 e 700 gramas. Mesmo que um cão adulto de raça gigante pese 25 vezes mais que um cão de raça pequena, a relação dos seus pesos à nascença não ultrapassa um factor de 1 para 6. Isto significa que as diferentes raças têm diferentes padrões de crescimento, sendo a amplitude e a duração do crescimento, proporcional ao peso final do cão: - metade do peso adulto é atingida aos 3 meses de idade num cachorro de raça pequena e apenas aos 5 a 6 meses num cachorro de raça grande; - um Caniche, atinge o seu peso adulto por volta dos 8 meses, tendo multiplicado o seu peso à nascença por 20. Um Terra Nova, cresce até aos 18 a 24 meses, altura em que multiplicou o seu peso à nascença por aproximadamente 100 !



Fonte:http://publications.royalcanin.com/renvoie.asp?type=1&id=102389&cid=113056&com=23&animal=1&lang=6&session=12249212


3 comentários:

  1. Hoje, falei sobre o peso de Ully:2,200kg. Mas, sei que o seu irmão Ramon tem pouco peso. Dulci falou o motivo? Talvez ele tenha sido o menorzinho da ninhada, não é?
    Certamente, ele vai alcançar peso e tamanho adequados...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Janete. O Ramon é minúsculo, foi o menor da ninhada. Este foi o motivo pelo qual o escolhi. Pois o Dodi é grandão e ele sendo menor me facilita no dia a dia com os dois.

    ResponderExcluir
  3. Aquela foto do Ramon quando filhote é muito parecido com o meu Hank, porém o Hank é branco... O que temos em comum é o tamanho, meu bebê também foi o menor filhote da ninhada, mas ele ainda é pequeno... Claro, ele ainda não atingiu a fase adulta, mas acredito que ele n irá mais crescer muito... Fico encantada com ele todos os minutos, pelo fato dele ser tão pequeno me da à impressão que ele necessita de um cuidado imenso...

    ResponderExcluir