Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Pesquisar este blog

Seguidores

Welcome ao Pequinês Curitibano.

Histórias de uma Matilha Urbana. Participe!

Facebook

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil

Total de visualizações de página

Top Blog

Pequinês Social Club

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pedigree para quê?


Uma espécie de certidão de nascimento com reconhecimento internacional capaz de atestar a pureza da raça de um cão ou de um gato. Essa é a função do controverso pedigree. “Para que um filhote tenha pedigree é preciso que os pais tenham o documento também, pois ele mostra a origem do cão. Quando um criador não apresenta o registro, possivelmente, já acasalou os exemplares com outras raças e não tem como provar a origem da ninhada”, explica o diretor do Kennel Clube da Grande Curitiba (KCGC) e presidente do conselho fiscal da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), João Ihor Huczok.

          No documento estão registradas as informações sobre os pais e também sobre os avós dos bichinhos, além de uma breve descrição de suas características. O pedigree, segundo Huczok, garante que o animal terá as características específicas de sua raça quando crescer.
        Em Curitiba, o procedimento para obtenção do documento para os cachorros é feito pelo KCGC, filiado à CBKC, responsável pela definição de regras sobre a criação e registro de cães de raça. O kennel de Curitiba funciona como um “cartório”: faz mais de sete mil registros de pedigrees por ano – o terceiro maior número de emissões do Brasil.
O procedimento para a obtenção do documento demora cerca de 40 dias para ser concluído, pois o protocolo aberto em Curitiba segue para a sede da CBKC, no Rio de Janeiro, para que o animal seja registrado. “É o criador que dá o primeiro passo para a obtenção do pedigree e fornece o documento ao novo dono no momento da venda do animal”, diz Huczok. Para ter direito a fazer o registro é preciso ter um canil registrado ao kennel clube local.
No caso dos felinos, o registro é feito pelo Clube do Gato do Paraná, na capital. Para que uma ninhada tenha direito ao pedigree é preciso também que o dono seja associado ao clube ou tenha um gatil filiado a ele, além de comprovar que os pais dos filhotes também possuem o documento.
“A procura pelo registro é maior por parte de criadores. Profissionais sérios costumam registrar toda a ninhada, pois o pedigree mostra que o animal tem uma procedência verdadeira”, diz a presidente do clube, Vera Gabardo. O documento oficial é registrado pela Federação Internacional Felina, em São Paulo.

Custo

      Os futuros donos de um filhote com pedigree precisam estar atentos ao preço cobrado por animal: o documento não justifica a venda com valores abusivos, pois todo o procedimento para aquisição do registro não custa mais do que R$ 50 por cachorro e R$ 20 por gato. 

“O vendedor que tenta passar a ideia de que o processo é oneroso age com má-fé. Ter o documento é um direito do comprador”, revela o cinófilo (pessoa que se dedica ao estudo e à reprodução das raças caninas) e consultor cinotécnico, responsável pelo canil e hotel Graciosa Dog Resort, localizado em Colombo, Luiz Augusto Santos Rodrigues.

Fonte:  Gazeta do Povo Publicado em 03/12/2011 | Dâmaris Thomazini



Nenhum comentário:

Postar um comentário