Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Pesquisar este blog

Seguidores

Welcome ao Pequinês Curitibano.

Histórias de uma Matilha Urbana. Participe!

Facebook

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil

Total de visualizações de página

Top Blog

Pequinês Social Club

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O segundo cão.

Ontem à noite me dei conta do quanto o Dodi mudou com a vinda do Ramon. Vale a pena comentar que os cães tiveram que se adaptar a vida em nossa  sociedade, sendo de espécies diferentes e  vivendo em um mundo artificial  que não é o deles. Apesar de fazermos parte de sua matilha, a maioria de nós não late e não faz xixi no jornal. Portanto, nada melhor que termos  mais um cachorro para fazer companhia.


Antes sentia que o Dodi estava muito solitário e quieto. Muitas vezes voltava para casa e parecia que ele estava no mesmo lugar. Cachorros são animais de grupo, e apesar de eu fazer parte da matilha sou humano e tenho vida de humano. Trabalho, passeio, frequento à noite e, obviamente, sozinho, sem o Dodi.

Agora Dodi e Ramon têm seu mundo particular. Existe um relacionamento além de mim.

Confesso que fiquei com medo do Dodi não aceitá-lo, mas, por sorte, Ramon foi aceito na matilha. Talvez por eu sempre levar o Dodi no parcão e deixá-lo um cão muito sociável.

Quanto à bagunça vejo que aos poucos está diminuindo. Ramon só faz xixi no jornal, mas depois do alívio ele faz questão de   ler o jornal na sala, e para piorar fica irritado com as notícias. Temperamental que é, rasga todas as manchetes, querendo resolver o mundo.  Mundo este que encontro dilacerando nas páginas rasgadas pela casa toda. . Por isso sempre rezo que o dia no mundo jornalístico seja bom. Fazer o que, tenho um critico social em casa.


Os semelhantes caninos têm suas diferenças, seus atritos, mas nada que atinja meus móveis. Um se entretém com o outro.


Ainda não tenho a certeza definitiva de quem é o dominante. Apesar de o Ramon ser menor, ele possui muita energia. Às vezes acho que é hiperativo como o Dono.

Existe uma cumplicidade entre ambos. Por várias vezes percebi que o Dodi defende o Ramon. Um dos exemplos mais marcantes foi quando estávamos caminhando e uma pessoa me parou. Rapidamente quis pegar o Ramon no colo. Dodi virou um leão fazendo que a pessoa mantivesse uma distancia segura.

Não sinto que haja ciúmes em relação a mim. Fiz questão de nunca incentivar esta situação. Eu como chefe da matilha tento ser o mais imparcial possível e acho que tenho conseguido.

Apenas  no  início tiveram um choque por causa da idade. Querendo ou não são apenas 9 meses que os separam. Atenuado com a maturidade que Ramon tem adquirido com o tempo.

Ouvi falar que o segundo cão aprende com o primeiro. Isto é uma verdade. Sorte que o Dodi é muito educado. Tenho medo, às vezes, que o Ramon estrague o mais velho.

Voltando para assuntos do dia a dia hoje os dois tiveram um dia de cachorro, com direito a banho, tosa, vermífugo e vacinas. Ramon tomou a segunda e ultima da giárdia e o Dodi fez sua decupla.

Estava pensado em trocar a ração dos dois da Hill´s para a Royal Canin especial para filhotes de malteses. Pelo que li, apesar da ração ser bem mais barata,  sua base nutricional  fortaleceria os pelos longos e os deixaria mais brilhantes. A veterinária afirmou que a única coisa que mudaria seria o formato. Que é  ideal para a mastigação de cachorros desta raça, pois a composição nutritiva  era a mesma.

Como em time que esta ganhando não se mexe, haja vista que Ramon chegou a 3K 650 gramas, manterei a Hill´s filhotes. 
 Obs.: Este é o esconderijo, embaixo do sofá, que ele achou desde que chegou quando tinha  650 gramas. Agora praticamente não consegue entrar como antes devido aos 3 kilos e 650 gramas. Compare com a primeira foto desta postagem.

Talvez o pequeno pequinês de manga seja um São Bernardo disfarçado.
Lobo em pele de cordeiro, São Bernardo em pele de Pequinês.

3 comentários:

  1. Maurício, já tentou usar aqueles bandeijas para xixi ao invés do jornal? A Lóli se adaptou muito bem e eu acho muito mais prática e higiênica, evitando inclusive essa bagunça que eles adoooram fazer com os jornais!

    ResponderExcluir
  2. Boa dica Flávia. Vou tentar a bandeija.

    ResponderExcluir